Bem, para aqueles que não sabem que estou em Moçambique, espero que não fiquem muito chateados por não ter dito nada, mas a vida é assim mesmo cheia de surpresas e num momento estamos aqui e noutro já estamos acoli!
Já estou em Moçambique!! já faz 2 meses !
Viva Moçambique OH YEAH!!!vIVA A ILHA DE moçambique OH YEAH! HEHEHEH!!!!
Estive praticamente um mês no Maputo, pois é sempre me fez confusão dizer-se "no Maputo", mas parece que está correcto, perguntei a uma amiga que esteve cá que é professora de português e que também tinha a mesma dúvida, mas chegámos à conclusão que, como Maputo é um rio, Rio de Maputo é um nome próprio que tem significado, então pode-se dizer assim. Bem... mas de qualquer forma, podem dar-me mais justificações mais concisas.
Quem disse que o tempo em África passava devagar enganou-se redondamente, a vida aqui passa a uma velocidade incrivel!!!
A cidade de Maputo é muito bonita, é uma cidade muito geométrica e muito interessante a nível arquitectónico. Aquilo que me fez mais confusão no inicio foi que todas as casas tinham grades e até no trigésimo andar as janelas e portas têm grades... bem, mas nos dias que correm já não é uma cidade tão insegura, mas não aconselho ninguém a andar descontraído em Maputo nem tão pouco á noite. Maputo dá vontade de pintar as casas e lavar tudo, está muito suja.Tem sitios espectaculares, como o centro franco-moçambicano onde há concertos,exposições, tem café, bar, etc... a Rua d'arte, o bar Gil Vicente, sitios a visitar sem duvida.
O Museu de História Natural muito velhinho e tal, cheio de pó mas foi bastante interessante ver a gestação do elefante, tem lá os embriões dos elefantes conservados, são demais, mas para pessoas mais sensiveis não aconselho!
A vida cultural em Maputo é muito interessante, tem um ciclo de artistas muito engraçados, escultores, pintores, ....
A minha deslocação pela cidade de Maputo foi a pé ou de chapa, andar de chapa é sempre uma aventura! e nunca se sabe quem se vai sentar em cima de nós, ou vamos sentar-nos em cima de quem!
Fui até Àfrica do sul, num fim de semana, com uns amigos meus moçambicanos, iamos até ao Krugguer, ao parque natural (reserva) para ir ver animais, mas infelizmente não conseguimos chegar lá as peripécias foram muitas... hehehe! Acabámos por passar uns dias em Nelspruit, o carro pifou e tal, um dia no mecânico, sempre em aventuras. Ficámos num sito espectacular, aí tinham muitos animais, coelhos, pavões, javalis ( não me lembro do nome dos javalis africanos?!), depois a caminho de Moçambique levámos com uma cana de açucar no vidro e partiu-se o vidro do carro, bem só filmes. Mas chegámos bem a Maputo.
Houve outro fim de semana muito giro que fomos com uma amiga nossa, a Inês - a tal professora de português passar um fim de semana à Ilha de Inhaca, fica a 1h de viagem de barco de Maputo. A viagem para lá foi lindssima, teve uns solavancos e tal mas nada de especial. Chegámos a uma ilha lindíssima, daí apanhámos boleia com um barquinho até à Ilha dos Portuguese, uma ilha paradisíaca, onde não tem lá ninguém. Mas tem montes de estrelas do mar, ouriços, corais, fantástico!!!!! Onde demos o nosso primeiro mergulho no Índico, uauuu!!!! Um azul turquesa espectacular e água limpida e transparente foi um dia espectacular. Depois lá nos foram buscar à ilha de Inhaca e aí começaram outra vez as aventuras...Nessa noite foi muito engraçado estivemos na aldeia de Inhaca, e como era sábado à noite havia festa. os bares todos estavam cheios de gente e o mais incrivel é que as pistas de dança estavam cheias de putos, miúdos minusculos a dançarem, e a abanarem o cú. hehehe!! è demais ver crianças dos 3, 4, 5 anos na discoteca adultos, adolescentes, tudo misturado heheheh tudo a dançar! E mais uma noite se passou em Moçambique, no final da noite ainda estivemos a jogar à apanhada com as crianças isto tipo às 2 da manhã ! Mas o melhor nos esperava no dia seguinte, tinhamos conhecido uns rapazinhos muito fixes que tinham moto 4x4 e no dia a seguir fomos passear pela Ilha de Inhaca, fomos até à baía de Santa Maria. Na vinda apanhei a maior molha da minha vida 2 horas a chover torrencialmente e granizo!! Uma bela tempestasde e quem diria que isso ia acontecer, estava um sol radioso. De moto 4x4 pareciamos uns pintos a desvabrar mato durante 2 horas!!Fomos até ao hotel, uma bela palhota muito bem decorada, trocar de roupa e tal e ver se o tempo acalmava, entretanto tinhamos que regressar a Maputo,,, aiaiaia! onde nos fomos meter, num barquinho casca de nós e em vez de uma hora de viagem de regresso foram 2h30 em mar alto com uma tempestade enorme, iam ficando sem a vossa amiga, iamos sendo comida de tubarão! Foi a pior viagem que eu fiz na minha vida, ondas que passavam por cima do barco, o barco subia tipo 8 metros e caía a pique, e cada vez que isto acontecia, que era de 1 em 1 minuto lá saltavamos nós um metro do banco e caimos sentadas outra vez! aiaiaiaiiaiaia!!!! O melhor foi quando alguém perguntou a um marinheiro se iamos chegar a terra, se havia segurança, quando o senhor respondeu " só Deus é que sabe!" foi mesmo bom ouvir isso! Então e o mestre do barco o capitão??? será que sabe?! ehhehehe. Bem... a verdade é que há pessoas que pagam para ter esta aventura nos parques de diversão. Eu paguei e nunca mais quero passar por isto! Chegámos vivas e muito mal dispostas, com uma dor de cabeça horrivel, mas chegámos, senão não estaria neste momento aqui a escrever tão alegremente e completamente transpirada, está um calor de morte hoje!.
Entretanto já fiz a viagem de avião para Nampula (Norte de Moçambique) e já estou na Ilha. No aeroporto no Maputo, passámos uma grande vergonha, vinha uma data de gente ter connosco que tinhamos conhecido em Maputo, tipo o Director Nacional da Cultura, a directora da educação e cultura, o director dos monumentos e dos museus, eles bem se metiam connosco e nós não lhes demos conversa, não lhes ligámos peva..ehehhe afinal conheciamo-los mesmo. Épa! É que é dificil reconhecer as pessoas tenho que confessar. Bem.. mas lá entretanto lhes falámos e tudo se resolveu e lá pus o director nacional da cultura a acartar com a minha bagagem, pois eu tinha excesso de peso hihihihihi Foi uma viagem tranquila sobre as savanas moçambicanas...até que se chega a Nampula e começam a despontar batólitos de granito, parece que pululam da terra. Depois de chegarmos a Nampula fomos fazer compras (porque na ilha não se arranja comida - só peixinho fresco e camarão, então tivemos que ir ao shoprit que é um supermercado Sul africano). Depois das compras, aí sim, tivemos o primeiro choque cultural, 20 gajos à nossa volta a tentarem venderem-nos coisas (batatas, cebolas, couve, bananas,alhos...), a tentarem ver se tinhamos alguma coisa nos bolsos, colados a nós! Um filme! Mas lá conseguimos livrar-nos dos gajos e entrar no carro do Director, que nos tinha ido buscar e seguimos viagem para a ilha.
Centenas de pessoas na estrada sempre a circularem, as mulheres andam com tudo em cima da cabeça ( a melhor que vi foi uma garrafa de gás cheia a ser transportada em cima da cabeça de uma senhora), e ao lado da estrada as palhotas, feitas em construção tradicional pau a pique e com colmo. Galinhas, patos, cabras, crianças a brincarem com rodas, tudo a passar de um lado para o outro na estrada.
Pois é! E já cá estou na Ilha de Moçambique (OMUHIPITI)
Entretanto já conheci centenas de pessoas, nunca pensei que esta ilha fosse tão movimentada. Até encontrei um amigo meu o António (que estudou comigo no Porto) aqui na Ilha a passear. Foi um momento lindo!! Adorei o fim de semana em que ele esteve cá. Onde é que uma pessoa se vem encontrar, em Portugal há mais de 3 anos que não o via hahahahah!!!!E entretanto já esteve cá a nossa amiga Inês também, uns espanhois que tinhamos conhecido na Ilha de Inhaca e sempre a conhecer turistas.
Ah! Mas não vos estou a contar o melhor, se até agora só tinha sentido um pequeno choque cultural, quando chegámos a casa onde estamos hospedadas na Ilha de Moçambique, aí sim é que foi.
Então num belo dia, estava eu a preparar-me para ir tomar duche, aguinha a correr, quando começam a cair do choveiro minhocas, sim MINHOCAS!!!! VIERAM cumprimentar-me dizer olá! foi muito engraçado, fininhas e compridas a cairem do choveiro bbbbbbrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Depois nesse mesmo dia, quem vem cumprimentar-nos também osguinhas, agora já são de estimação as osgas, temos no tecto de casa. Mas é bom que elas andem por lá para comerem os mosquitinhos maus. Por falar nissso não as tenho isto ultimamente :S Depois temos as nossas companheiras fieis que vão aparecendo todos os dias, las cucarachas vermelhinhas, croncantes, estaladiças e voadoras. Animais não faltam por aqui! Assim como o belo marisco, peixinho fresquinho acabadinho de sair do mar. O barquinhos são demais, são à vela.
No outro dia, fomos até Nampula de chapa, é sempre uma aventura e é melhor rezar antes de seguirmos viagem e rezar que cheguemos sãs e salvas ao destino. Num espaço para 20 pessoas vão para aí 50. É sempre bom o aroma das pessoas, galinhas aos nossos pés, eu cada vez que me mexia lá ouvia quá quá quá estava a pisar uma galinha.
O mais perigoso destas viagens é que os gajos vão-se ultrapassando uns aos outros para apanharem primeiro os clientes e vão sempre a abrir por ali fora.
Calor humano não falta nos transportes e o belo cheiro a catinga que até eu já transpiro assim, ah pois é! É fácil ganhar este cheiro, já me sinto local hihihi
A realidade vai batendo de vez enquando bem forte uma realidade dura e crua! Muita miséria, pobreza, fome, com um grande contraste de elite que vive maravilhosamente bem, aqui não há meios termos.
As crianças são lindas, e nunca nos podemos sentir sozinhos. Mesmo que quisessemos ter um momento de paz e sossego há sempre 20 putos atrás de nós. E dá uma vontade enorme de pegar neles todos e levá-los para casa e dar-lhes banho e comida. São lindas as crianças!!! Não há melhor que elas por aqui e no mundo inteiro de certeza.
O trabalho no Museu está a correr bem, o Museu é muito bonito, são 3 museus, museu da marinha, arte sacra e museu de artes decorativas. Muito trabalho a fazer e não se vê aqui ninguém interessado em trabalhar. De repente precisas de alguma coisa, ou de alguém, desapareceu tudo do MUseu heheeh ou então foram dormir a sesta para debaixo da sombra do Vasco da Gama (escultura em frente MUseu). hahahah
Enfim... mas há muito trabalho a fazer...mas realmente com este clima é muito dificil pensar hihihihi estão sempre de 70% de humidade para cima e 25ºC para cima.
Bem.. amiguinhos tenho muitas coisas para vos contar...mas por hoje se alguém conseguir ler isto até ao fim, por hoje já chega!
É altura de quebrar, estamos no ramadão, é jejum... e está na hora de ir papar.
estou fora da realidade, sem tv, rádio, jornal, e net coisa rara e nunca vista hoje foi um dia único e a 2ª vez que consegui aceder á net!!
esqueci-me as praias são lindisimas, paradisiacas!! espectáculo
e muita dança e cú a abanar hahahahah
Já estou em Moçambique!! já faz 2 meses !
Viva Moçambique OH YEAH!!!vIVA A ILHA DE moçambique OH YEAH! HEHEHEH!!!!
Estive praticamente um mês no Maputo, pois é sempre me fez confusão dizer-se "no Maputo", mas parece que está correcto, perguntei a uma amiga que esteve cá que é professora de português e que também tinha a mesma dúvida, mas chegámos à conclusão que, como Maputo é um rio, Rio de Maputo é um nome próprio que tem significado, então pode-se dizer assim. Bem... mas de qualquer forma, podem dar-me mais justificações mais concisas.
Quem disse que o tempo em África passava devagar enganou-se redondamente, a vida aqui passa a uma velocidade incrivel!!!
A cidade de Maputo é muito bonita, é uma cidade muito geométrica e muito interessante a nível arquitectónico. Aquilo que me fez mais confusão no inicio foi que todas as casas tinham grades e até no trigésimo andar as janelas e portas têm grades... bem, mas nos dias que correm já não é uma cidade tão insegura, mas não aconselho ninguém a andar descontraído em Maputo nem tão pouco á noite. Maputo dá vontade de pintar as casas e lavar tudo, está muito suja.Tem sitios espectaculares, como o centro franco-moçambicano onde há concertos,exposições, tem café, bar, etc... a Rua d'arte, o bar Gil Vicente, sitios a visitar sem duvida.
O Museu de História Natural muito velhinho e tal, cheio de pó mas foi bastante interessante ver a gestação do elefante, tem lá os embriões dos elefantes conservados, são demais, mas para pessoas mais sensiveis não aconselho!
A vida cultural em Maputo é muito interessante, tem um ciclo de artistas muito engraçados, escultores, pintores, ....
A minha deslocação pela cidade de Maputo foi a pé ou de chapa, andar de chapa é sempre uma aventura! e nunca se sabe quem se vai sentar em cima de nós, ou vamos sentar-nos em cima de quem!
Fui até Àfrica do sul, num fim de semana, com uns amigos meus moçambicanos, iamos até ao Krugguer, ao parque natural (reserva) para ir ver animais, mas infelizmente não conseguimos chegar lá as peripécias foram muitas... hehehe! Acabámos por passar uns dias em Nelspruit, o carro pifou e tal, um dia no mecânico, sempre em aventuras. Ficámos num sito espectacular, aí tinham muitos animais, coelhos, pavões, javalis ( não me lembro do nome dos javalis africanos?!), depois a caminho de Moçambique levámos com uma cana de açucar no vidro e partiu-se o vidro do carro, bem só filmes. Mas chegámos bem a Maputo.
Houve outro fim de semana muito giro que fomos com uma amiga nossa, a Inês - a tal professora de português passar um fim de semana à Ilha de Inhaca, fica a 1h de viagem de barco de Maputo. A viagem para lá foi lindssima, teve uns solavancos e tal mas nada de especial. Chegámos a uma ilha lindíssima, daí apanhámos boleia com um barquinho até à Ilha dos Portuguese, uma ilha paradisíaca, onde não tem lá ninguém. Mas tem montes de estrelas do mar, ouriços, corais, fantástico!!!!! Onde demos o nosso primeiro mergulho no Índico, uauuu!!!! Um azul turquesa espectacular e água limpida e transparente foi um dia espectacular. Depois lá nos foram buscar à ilha de Inhaca e aí começaram outra vez as aventuras...Nessa noite foi muito engraçado estivemos na aldeia de Inhaca, e como era sábado à noite havia festa. os bares todos estavam cheios de gente e o mais incrivel é que as pistas de dança estavam cheias de putos, miúdos minusculos a dançarem, e a abanarem o cú. hehehe!! è demais ver crianças dos 3, 4, 5 anos na discoteca adultos, adolescentes, tudo misturado heheheh tudo a dançar! E mais uma noite se passou em Moçambique, no final da noite ainda estivemos a jogar à apanhada com as crianças isto tipo às 2 da manhã ! Mas o melhor nos esperava no dia seguinte, tinhamos conhecido uns rapazinhos muito fixes que tinham moto 4x4 e no dia a seguir fomos passear pela Ilha de Inhaca, fomos até à baía de Santa Maria. Na vinda apanhei a maior molha da minha vida 2 horas a chover torrencialmente e granizo!! Uma bela tempestasde e quem diria que isso ia acontecer, estava um sol radioso. De moto 4x4 pareciamos uns pintos a desvabrar mato durante 2 horas!!Fomos até ao hotel, uma bela palhota muito bem decorada, trocar de roupa e tal e ver se o tempo acalmava, entretanto tinhamos que regressar a Maputo,,, aiaiaia! onde nos fomos meter, num barquinho casca de nós e em vez de uma hora de viagem de regresso foram 2h30 em mar alto com uma tempestade enorme, iam ficando sem a vossa amiga, iamos sendo comida de tubarão! Foi a pior viagem que eu fiz na minha vida, ondas que passavam por cima do barco, o barco subia tipo 8 metros e caía a pique, e cada vez que isto acontecia, que era de 1 em 1 minuto lá saltavamos nós um metro do banco e caimos sentadas outra vez! aiaiaiaiiaiaia!!!! O melhor foi quando alguém perguntou a um marinheiro se iamos chegar a terra, se havia segurança, quando o senhor respondeu " só Deus é que sabe!" foi mesmo bom ouvir isso! Então e o mestre do barco o capitão??? será que sabe?! ehhehehe. Bem... a verdade é que há pessoas que pagam para ter esta aventura nos parques de diversão. Eu paguei e nunca mais quero passar por isto! Chegámos vivas e muito mal dispostas, com uma dor de cabeça horrivel, mas chegámos, senão não estaria neste momento aqui a escrever tão alegremente e completamente transpirada, está um calor de morte hoje!.
Entretanto já fiz a viagem de avião para Nampula (Norte de Moçambique) e já estou na Ilha. No aeroporto no Maputo, passámos uma grande vergonha, vinha uma data de gente ter connosco que tinhamos conhecido em Maputo, tipo o Director Nacional da Cultura, a directora da educação e cultura, o director dos monumentos e dos museus, eles bem se metiam connosco e nós não lhes demos conversa, não lhes ligámos peva..ehehhe afinal conheciamo-los mesmo. Épa! É que é dificil reconhecer as pessoas tenho que confessar. Bem.. mas lá entretanto lhes falámos e tudo se resolveu e lá pus o director nacional da cultura a acartar com a minha bagagem, pois eu tinha excesso de peso hihihihihi Foi uma viagem tranquila sobre as savanas moçambicanas...até que se chega a Nampula e começam a despontar batólitos de granito, parece que pululam da terra. Depois de chegarmos a Nampula fomos fazer compras (porque na ilha não se arranja comida - só peixinho fresco e camarão, então tivemos que ir ao shoprit que é um supermercado Sul africano). Depois das compras, aí sim, tivemos o primeiro choque cultural, 20 gajos à nossa volta a tentarem venderem-nos coisas (batatas, cebolas, couve, bananas,alhos...), a tentarem ver se tinhamos alguma coisa nos bolsos, colados a nós! Um filme! Mas lá conseguimos livrar-nos dos gajos e entrar no carro do Director, que nos tinha ido buscar e seguimos viagem para a ilha.
Centenas de pessoas na estrada sempre a circularem, as mulheres andam com tudo em cima da cabeça ( a melhor que vi foi uma garrafa de gás cheia a ser transportada em cima da cabeça de uma senhora), e ao lado da estrada as palhotas, feitas em construção tradicional pau a pique e com colmo. Galinhas, patos, cabras, crianças a brincarem com rodas, tudo a passar de um lado para o outro na estrada.
Pois é! E já cá estou na Ilha de Moçambique (OMUHIPITI)
Entretanto já conheci centenas de pessoas, nunca pensei que esta ilha fosse tão movimentada. Até encontrei um amigo meu o António (que estudou comigo no Porto) aqui na Ilha a passear. Foi um momento lindo!! Adorei o fim de semana em que ele esteve cá. Onde é que uma pessoa se vem encontrar, em Portugal há mais de 3 anos que não o via hahahahah!!!!E entretanto já esteve cá a nossa amiga Inês também, uns espanhois que tinhamos conhecido na Ilha de Inhaca e sempre a conhecer turistas.
Ah! Mas não vos estou a contar o melhor, se até agora só tinha sentido um pequeno choque cultural, quando chegámos a casa onde estamos hospedadas na Ilha de Moçambique, aí sim é que foi.
Então num belo dia, estava eu a preparar-me para ir tomar duche, aguinha a correr, quando começam a cair do choveiro minhocas, sim MINHOCAS!!!! VIERAM cumprimentar-me dizer olá! foi muito engraçado, fininhas e compridas a cairem do choveiro bbbbbbrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Depois nesse mesmo dia, quem vem cumprimentar-nos também osguinhas, agora já são de estimação as osgas, temos no tecto de casa. Mas é bom que elas andem por lá para comerem os mosquitinhos maus. Por falar nissso não as tenho isto ultimamente :S Depois temos as nossas companheiras fieis que vão aparecendo todos os dias, las cucarachas vermelhinhas, croncantes, estaladiças e voadoras. Animais não faltam por aqui! Assim como o belo marisco, peixinho fresquinho acabadinho de sair do mar. O barquinhos são demais, são à vela.
No outro dia, fomos até Nampula de chapa, é sempre uma aventura e é melhor rezar antes de seguirmos viagem e rezar que cheguemos sãs e salvas ao destino. Num espaço para 20 pessoas vão para aí 50. É sempre bom o aroma das pessoas, galinhas aos nossos pés, eu cada vez que me mexia lá ouvia quá quá quá estava a pisar uma galinha.
O mais perigoso destas viagens é que os gajos vão-se ultrapassando uns aos outros para apanharem primeiro os clientes e vão sempre a abrir por ali fora.
Calor humano não falta nos transportes e o belo cheiro a catinga que até eu já transpiro assim, ah pois é! É fácil ganhar este cheiro, já me sinto local hihihi
A realidade vai batendo de vez enquando bem forte uma realidade dura e crua! Muita miséria, pobreza, fome, com um grande contraste de elite que vive maravilhosamente bem, aqui não há meios termos.
As crianças são lindas, e nunca nos podemos sentir sozinhos. Mesmo que quisessemos ter um momento de paz e sossego há sempre 20 putos atrás de nós. E dá uma vontade enorme de pegar neles todos e levá-los para casa e dar-lhes banho e comida. São lindas as crianças!!! Não há melhor que elas por aqui e no mundo inteiro de certeza.
O trabalho no Museu está a correr bem, o Museu é muito bonito, são 3 museus, museu da marinha, arte sacra e museu de artes decorativas. Muito trabalho a fazer e não se vê aqui ninguém interessado em trabalhar. De repente precisas de alguma coisa, ou de alguém, desapareceu tudo do MUseu heheeh ou então foram dormir a sesta para debaixo da sombra do Vasco da Gama (escultura em frente MUseu). hahahah
Enfim... mas há muito trabalho a fazer...mas realmente com este clima é muito dificil pensar hihihihi estão sempre de 70% de humidade para cima e 25ºC para cima.
Bem.. amiguinhos tenho muitas coisas para vos contar...mas por hoje se alguém conseguir ler isto até ao fim, por hoje já chega!
É altura de quebrar, estamos no ramadão, é jejum... e está na hora de ir papar.
estou fora da realidade, sem tv, rádio, jornal, e net coisa rara e nunca vista hoje foi um dia único e a 2ª vez que consegui aceder á net!!
esqueci-me as praias são lindisimas, paradisiacas!! espectáculo
e muita dança e cú a abanar hahahahah